quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Bolos Lêvedos das Furnas - Açores

Hoje lembrei-me de uma iguaria que provei nestas férias... Bolos Lêvedos!!!! São tradicionais da Vila das Furnas na Ilha de S.Miguel Açores.



Tive este encontro magnifico com eles no restaurante onde fui comer o famoso cozido á portuguesa das Furnas... muito bom por sinal, mas, não sei porquê, estes bolinhos, parecidos com as panquecas, deliciaram-me e encantaram-me!!!



Ainda tive a oportunidade de os ir comprar quentinhos e viemos o caminho todo, até ponta Delgada a saborear esta iguaria..... Melhor do que isto só o ananás, doce, docinho....


Tanto gostei desta iguaria que trouxe para a familia provar, mas sei que não foi a mesma coisa quando os provaram... sim parecem os Bolos de Ançã!!! Mas não tem nada a ver... eu sempre vou me lembrar das Furnas, do cheiro a enchofre que se sentia, da cabra que encontramos no meio do parque de estacionamento e os carros é que se desviavam dela, da água quente, do milho a ser cozido dentro de uns sacos de ração, no meio da água quente... enfim, estes bolos são o tele-transporte para os dias vividos em S. Miguel, em especial nas Furnas.

Para isso, fica aqui a receita, para um dia destes, eu experimentar....não vai saber a mesma coisa, mas, sempre é melhor que nada :P




Bolos Lêvedos


Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo ;
250 g de açúcar ;
250 g de manteiga ;
20 g de fermento de padeiro ;
leite


Confecção:
Peneira-se a farinha com o açúcar para um alguidar, faz-se uma cova no meio e deita-se aí o fermento dissolvido num pouco de leite morno. Mistura-se e junta-se a manteiga derretida. Em seguida amassa-se até se obter um preparado com a consistência da massa de pão.Deixa-se levedar a massa até de madrugada. Tendem-se então os bolos do tamanho de uma laranja com bocados desta massa, não os enrolando, mas moldando-os virando as beiras para dentro. Põem-se sobre toalhas enfarinhadas, ficando o remate virado para baixo. Tapam-se e deixam-se levedar novamente, durante cerca de 4 horas. Toma-se cada bola de sua vez e estende-se com as mãos de modo a ficarem como um disco.Polvilha-se ligeiramente a sertã com farinha e deixa-se cozer de um lado e do outro, reduzindo o calor a meio da cozedura.Estes bolos podem acompanhar toda a refeição, servir-se ao pequeno almoço e à merenda com manteiga e queijo fresco ou doce.

1 comentário: