segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Caraíbas


Quem não gosta das Caraíbas????

Aqui vai um pequeno apontamento sobre as Caraíbas!!

Já tivemos a oportunidade de "viver" na Jamaica e adoramos. Pessoas maravilhosas, comida maravilhosa (por isso é que trouxe comigo alguns kilos a mais...eheheheheh), bebidas refrescantes e outras calientes... Um mundo de cor e magia que deixou saudades.


Jamaica... No Problem!



As Caraíbas consistem no Mar das Caraíbas e as suas ilhas e arquipélagos, tais como as Índias Ocidentais e as ilhas das Caraíbas. As Caraíbas são um destino popular para as férias, não só para veraneantes e turistas à busca dos benefícios para a saúde, mas, algumas das ilhas, tornaram-se também num destino preferido dos aventureiros e campistas de mochila às costas. Por exemplo, as férias de sonho em Tobago.


As numerosas ilhas nas Caraíbas podem ser dívidas em dois grupos. As Grandes Antilhas, das quais fazem parte Cuba, Jamaica, Porto Rico, a Republica Dominicana e o Haiti, e as Antilhas Menores, que são quase todas vulcânicas de origem. Entre as Antilhas Menores encontramos a Antígua & Barbuda, Barbados, as Ilhas Virgens Britânicas, St. Vincent & Grenadine e Trinidad & Tobago. A ilha maior das Antilhas Menores, Curaçau, é um destino de férias muito popular.


O nome Caribenho vem do "Carib" as pessoas que viviam nas Antilhas Menores quando estas foram descobertas. A história das ilhas tem uma data muito anterior. No século I AC os Índios Arawak instalaram-se nas ilhas, e não foram expulsos de lá até cerca de 1500. Nesta altura, o Christopher Colombo começou a sua viagem para a Índia, e os exploradores espanhóis aterraram nas encantadoras praias das ilhas das Caraíbas. No curso do século a seguir as ilhas foram colonizadas por Espanhóis, Franceses, Holandeses, Ingleses e por Portugueses e por uns tempos houve muitas lutas para o domínio das ilhas. Somente no século XX é que a maioria das ilhas ganhou a sua independência. Os piratas, cujas aventuras e crimes são relembrados ainda hoje, encontravam-se no seu melhor e mais cruel, por volta do século XVI. Os seus esconderijos e fortalezas encontravam-se maioritariamente nas ilhas pequenas tais como o Port Royal na Jamaica.


Nas Caraíbas vivem aproximadamente 35 milhões de pessoas de origens diversas. A maioria é original da Europa e de África, mas os índios, chineses e crioulos são comuns. O número de habitantes indígenas é no entanto muito baixo. Devido à mistura de pessoas, o espanhol e o inglês são as línguas mais faladas nas Caraíbas. No entanto o francês e o holandês são também falados, assim como outros dialectos crioulos.


Fora da estação dos furacões, que afecta o tempo desde o fim do verão até ao início do Outono, as ilhas das Caraíbas apreciam a luz do sol e um clima morno e maravilhoso. Nas povoações e cidades onde há muitos restaurantes, lojas, atracções e locais históricos, os dias ensolarados são especialmente bons por umas relaxadas férias. Willemstad, a capital do Curaçau, pertence ao Património Mundial da UNESCO e é reconhecida pelo seu licor excelente.


As cidades maiores nas Caraíbas incluem Caracas na Venezuela, Santo Domingo na República Dominicana e Havana em Cuba. Aqui, há muitas oportunidades para descobrir a cultura e a história das Caraíbas. Uma visita a um café típico numa rua de Havana, onde pode apreciar um cocktail e fumar com prazer, um dos famosos charutos cubanos, no meio da agitada cidade, proporcionar-lhe-á umas férias verdadeiramente agradáveis.


A cultura das Caraíbas inclui uma introspecção e um ouvido para a música, que tem um lugar muito importante no estilo de vida local. O "Merengue" é de Porto Rico e da República Dominicana, e a salsa é muito popular na Colômbia e em Cuba. A "Cumbia" na Venezuela, e o reggae na Jamaica, são todas músicas acompanhadas igualmente por maravilhosas danças. A Jamaica é também conhecida pela sua cozinha particularmente picante e pelas bebidas saborosas. Aproveite e delicie o seu paladar com uma cerveja requintado ou um café aromático.

A Republica Dominicana, a Aruba e a Isla Margarita são verdadeiros paraísos para os desportos aquáticos como o windsurf e o kitesurf. Os mergulhadores apreciarão o mundo subaquático em Bonaire e Belize e as experiências inesquecíveis do mergulho para ver destroços de navios a partir de Grenada ou até nadar com tubarões nas Bahamas. Rafting no rio, as caminhadas, e BTT são todas experiências excitantes que pode ter na Republica Dominicana ou nas ilhas da Martinica e de Guadalupe.

Sem comentários:

Enviar um comentário